Buscar

Por que sentimos medo de dirigir?


O medo das pessoas de dirigir é variado. Em alguns casos, eles se preocupam em causar acidentes ou cometer erros, enquanto em outros casos, o problema está no local em que dirigem (estradas, rodovias, tráfego pesado). Outros têm medo de dirigir à noite ou em alta velocidade. Acrofobia consiste em três níveis:


Cognitivo Relacionados a acidentes, perda de controle, medo da morte ou pensamentos de causar danos a outras pessoas.


Emocional ou fisicamente Envolve ansiedade, tensão muscular, insegurança, náusea e transpiração excessiva. Visão turva, batimento cardíaco acelerado, diarréia ou tremor nas mãos e pernas também podem ocorrer.


Comportamental Evite dirigir ou dirigir apenas em determinadas circunstâncias especiais, como acompanhar outras pessoas, passar por determinadas ruas, não exceder a velocidade mínima, andar apenas durante o dia, em locais abertos, etc.


Algumas pessoas nem conseguem sentar no banco do motorista, outras preferem carona, andar ou pegar um táxi, e outras não se importam em seguir uma estrada específica. Mesmo que demore o dobro do tempo para chegar ao destino, elas se sentirão mais Segurança. Finalmente.


Esse medo pode interferir com a vida cotidiana, recusando empregos que exigem capacidade de dirigir, gastando muito dinheiro em outros meios de transporte, impossibilitando levar alguém ao hospital em caso de emergência ou mesmo incapaz de desfrutar de férias. final de semana.


Fobias podem piorar a auto-estima - Porque essa pessoa se sente inferior, deprimida e incompetente.