Buscar

Medo de dirigir e fobias relacionadas



Às vezes chamado de amaxofobia, o medo de dirigir é muito comum e pode ser leve ou grave. Algumas pessoas estão preocupadas apenas com situações específicas de direção, como tempestades ou rodovias, enquanto outras têm medo de ficar sentadas ao volante.


Muitas vezes, outras fobias podem estar ligadas ao medo de dirigir, especialmente um ou mais dos seguintes:


Agorafobia

O medo de dirigir geralmente está relacionado à fobia. 1 A fobia vaga é definida como uma armadilha durante um ataque de pânico, e a fobia leva a evitar situações aparentemente ameaçadoras. A condução é um dos principais grupos manifestados pela agorafobia. Para muitas pessoas com fobias, pontes, túneis e longas estradas desertas são particularmente difíceis.


Claustrofobia

O medo de dirigir está relacionado à claustrofobia. Medos de espaços fechados podem ser facilmente causados ​​por limites de carros relativamente pequenos. Algumas pessoas com claustrofobia relatam que, como passageiros, seu medo é mais sério, enquanto outras têm mais medo de se tornar motoristas.


Ansiedade

Dirigir é uma grande responsabilidade. Você não deve apenas gerenciar sua própria segurança, mas também a segurança dos passageiros e de outras pessoas na estrada. Aqueles que têm medo do desempenho podem se sentir desconfortáveis ​​por causa de suas habilidades de direção. Quando os passageiros estão presentes, a sensação de medo aumenta, especialmente para aqueles com fobia social.


Medo de acidentes

Aqueles que sofrem de fobia ao urinar ou temem acidentes devem tentar evitar aumentar o risco de perigo pessoal. Além disso, a aversão ao risco mais geral também pode aumentar o medo. Como uma atividade de risco inerente, o gerenciamento pode desencadear fobia baseada em risco.


Medo de viajar

Medo de viajar, a hodofobia inclui o medo de todas as formas de transporte. Muitas pessoas com essa fobia ficam felizes em ir a lugares familiares, mas têm medo de explorar novos destinos ou rotas.


Medo de autoriodade

É natural ficar um pouco nervoso com as figuras de autoridade, mas algumas pessoas realmente têm medo do contato com figuras de autoridade. As pessoas com essa fobia geralmente sentem medo ao dirigir um carro da polícia, um carro de bombeiros ou uma ambulância. Você também pode relutar em negociar semáforos desconhecidos, rotatórias e outras condições de tráfego para evitar fazer algo errado.


Fobia de condução simples

O medo de dirigir nem sempre está relacionado a outra fobia. Muitas pessoas experimentam uma fobia de direção simples, que pode facilmente causar outros medos. Uma simples fobia de dirigir pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo:


. Má Eperiência: Se você sofreu um acidente de carro, provavelmente terá medo de dirigir. Outros gatilhos possíveis incluem dirigir em uma grande tempestade, se perder, estacionar ou dirigir em um tráfego excepcionalmente pesado. Situações negativas não necessariamente acontecem com você. Testemunhar um acidente particularmente grave pessoalmente ou na televisão, ou conhecer alguém que já sofreu um acidente antes, é suficiente para desencadear esse medo.

. Família ou amigos: como seus pais e amigos tratam a direção pode influenciar o que você pensa sobre isso. Se um ou ambos os pais são condutores particularmente cautelosos, não é incomum internalizar suas preocupações. Algumas pessoas sentem medo depois de assistir a filmes sobre educação de motoristas particularmente horripilantes ou exibições de Mães contra dirigir alcoolizado.


Algumas fobias de direção não têm uma causa clara. Após anos de experiência de condução bem-sucedida, algumas pessoas descobrem que seu medo de repente se torna mais forte. Outros não querem aprender a dirigir. Felizmente, não há necessidade de encontrar uma cura para fobias.


Fontes:

  1. Johns Hopkins Medicine. Agorafobia . Atualizado em novembro de 2017.

  2. Academia Americana de Médicos de Família. Estresse pós-traumático após um acidente de trânsito . Atualizado em setembro de 2019.

  3. Costa RTD, Carvalho MR, Ribeiro P, Nardi AE. Terapia de exposição à realidade virtual por medo de dirigir: análise de características clínicas, resposta fisiológica e senso de presença . Braz J Psychiatry . 2018; (40) 2: 192-199. doi: 10.1590 / 1516-4446-2017-2270


Fale Conosco Facebook Instagram Youtube Depoimentos

#treinamentoparahabilitados #psicoeducacion #fiqueligado #segurança #psicologia #curiosidades #dicas #vempraDB #medodedirigir #superação #direção #BR #vempramelhor #SP #RJ #MG #SE #AL #AM #PI #BA #PB #DF

medo de dirigir, falta de pratica, treinamento para habilitados, treinamento para mulheres, treinamento para quem tem medo, mulheres habilitadas, dirigindo bem, dirigindo bem para mulheres, treinamento para dirigir bem, mulheres com medo de dirigir, dicas de trânsito, estacionamento, baliza, veículos